O sistema remuneratório dos profissionais da GNR não é actualizado há:

16 anos 11 meses 10 dias

Reunião da Direcção Nacional da APG/GNR

A Direcção Nacional da Associação dos Profissionais da Guarda – APG/GNR reuniu hoje, para discutir e votar o Relatório e Contas de 2024 e o Plano de Actividades e Orçamento para 2025, documentos que foram aprovados por unanimidade.

Constava ainda da Ordem de Trabalhos a análise da actual situação associativa e profissional, que foi debatida à luz do actual contexto político, de dissolução do parlamento e do agendamento de eleições antecipadas para Maio do corrente ano.

A Direcção Nacional da APG/GNR considera que no actual contexto político, com um Governo em gestão, ainda é possível resolver algumas das questões que estavam previstas na negociação com a Tutela, nomeadamente a alteração do Estatuto Remuneratório, corrigindo-se o erro que faz com que profissionais não consigam progredir horizontalmente no seu posto, por já não terem níveis para progredir, bem como rever-se o Sistema de Avaliação e alterar-se a Portaria dos serviços remunerados, medidas com impacto orçamental muito reduzido ou mesmo nulo.

Diga-se, em boa verdade, que as negociações com a Tutela foram interrompidas antes da dissolução do parlamento por motivos alheios à A APG/GNR, motivo pelo qual foi decidido solicitar à Ministra da Tutela uma reunião com carácter de urgência, já que não será aceitável que fiquem questões tão importantes por resolver e proteladas para a próxima campanha eleitoral, em que se prometerá muita coisa mas, diz-nos a experiência, concretizar-se-á muito pouco.   

Lisboa, 21 de Março de 2025

A Direcção Nacional

Scroll to Top