REUNIÃO MAI – SUPLEMENTO DE CONDIÇÃO POLÍCIAL
A Plataforma de Sindicatos e Associações da PSP e GNR reuniu dia 4 de junho de 2024 com o MAI, em mais uma tentativa de encontrar a solução para o suplemento de condição policial.
No início da reunião o Governo apresentou uma proposta de 190 euros, para entrada em vigor em julho de 2024, com novo incremento de 40 euros, em janeiro de 2025.
Após seis horas de reunião, depois de várias tentativas para encontrar uma aproximação aos valores propostos pela plataforma e após a defesa de argumentos, intervalos para discussão e defesa de posições, a Sra. Ministra apresentou a proposta de 200 euros para julho de 2024, acrescida de 50 euros para janeiro de 2025 e 50 euros para janeiro de 2026.
Com a deliberação da quase totalidade das estruturas (dado que algumas optaram não continuar na negociação), decidiu-se não aceitar a proposta do Governo.
A Plataforma, de forma séria, foi ao limite da negociação para atingir algo efetivo para os profissionais, partindo para esta reunião com uma proposta de 300 euros para 2024 e 312 euros para 2025/2026, o Governo demonstrou não pretender atingir a valorização nessa mesma dimensão, escudando-se em questões orçamentais, que impossibilitam a justa reparação da injustiça e desigualdade criada, face aos funcionários da PJ, amplamente reconhecida por todos os cidadãos.
Não poderão as estruturas representativas dos elementos das Forças de Segurança, aceitar uma valorização da sua condição policial, inferior aquela que foi a valorização minima dada na PJ, ou seja inferior a 5% proporcionada a todos os Funcionários da categoria de Sub-assistente, funções não policiais, pois tal significa aceitar desprestigiar os elementos que compõe a PSP e a GNR, bem como e sobretudo, demonstra bem a forma como o governo se comportou em todo este processo negocial.
A Plataforma irá reunir dia 07 de junho, na sede norte da ASPP/PSP, sita na Rua Monte dos Burgos, 347 – Porto, pelas 11h00, para se preparar resposta a dar a esta matéria.
A Plataforma de Sindicatos e Associações da PSP e GNR
05.06.2024