O Coordenador da Região de Lisboa e Regiões Autónomas e o Vice Presidente da APG/GNR reuniram ontem, a seu pedido, com o Presidente da Câmara Municipal do Seixal a respeito do eventual encerramento do Posto Territorial de Paio Pires.
O pedido de reunião vem na sequência de notícias veiculadas na imprensa que davam conta do potencial encerramento do Posto, possibilidade que esteve na origem de protestos da população com o apoio do poder local.
A APG/GNR tem conhecimento que a GNR, em comunicado, negou categoricamente que o Posto de Paio Pires fosse encerrar, informação essa que naturalmente foi considerada na reunião em apreço.
Independentemente do destino deste local de serviço, há que reconhecer que as instalações em causa não possuem as condições ideais quer para a população, quer para os profissionais que lá prestam serviço. Por outro lado e não sendo uma questão da menor importância, a escassez de efectivo, que aliás é comum a muitos pontos do país, é um problema e a própria Instituição reconhece a necessidade de reforço operacional e consequente agrupamento com o Posto Territorial de Fernão Ferro.
A APG/GNR manter-se-á atenta ao evoluir desde processo e tudo fará para que no seu decurso sejam garantidos os direitos dos profissionais da GNR que prestam serviço em Paio Pires, bem como a segurança das populações.
Lisboa, 19 de Julho de 2024
A Coordenação da Região de Lisboa da APG/GNR