Conferência “Burnout e Suicídio nas Forças de Segurança ” 15 de novembro de 2023 | Lisboa

A questão do burnout e do suicídio nas forças policiais tem estado na linha da frente das preocupações da APG/GNR.
Enquanto associação profissional, a APG/GNR não podia escusar-se da sua responsabilidade perante aqueles que representa.
O contexto é trágico. Não existem números oficiais publicados sobre os casos de suicídio na GNR e muito menos sobre o absentismo laboral provocado por situações psiquiátricas. Sabe-se, no entanto, que o número de suicídios nas forças policiais é o dobro da média nacional.

Este é o ponto de partida que ilustra a dificuldade de actuar nesta área, quando há um total desinteresse pelo assunto.
Só em 2017 é que a actividade policial foi considerada uma profissão de risco de suicídio e incluída no Plano Nacional de Prevenção do Suicídio. Mesmo assim, muito pouco foi feito desde então, apenas foi criada uma linha SOS, direccionada para situações emergentes e não para a prevenção. Enquanto muitos países da Europa investem em estudos que sustentam políticas de prevenção que passam pela sensibilização, mapeamento dos casos de risco e minimização dos factores de risco no local de trabalho, em Portugal tudo está por fazer. Assim, tal como tem sido desde sempre a postura da APG/GNR, a Conferência de 15 de Novembro de 2023 pretende dar mais um contributo para a prevenção do burnout e do suicídio nas forças de segurança.

A APG/GNR agradece, antecipadamente, a participação dos oradores da conferência, que sempre colaboraram connosco e que prestaram o necessário e precioso apoio técnico-científico, num contexto em que nem o Ministério nem o Comando da Guarda parecem estar preocupados.

Scroll to Top