31 de Janeiro: o Dia Nacional do Sargento!

Comemora-se hoje o 133º aniversário de um acto histórico, o 31 de Janeiro de 1891 e a revolta republicana na cidade do Porto, acto com o peso fundamental para a posterior implantação da República, acção em que os sargentos desempenharam um papel determinante.

Embora com funções de natureza civilista e de segurança pública, não poderíamos deixar de, nesta data, saudar calorosamente os sargentos que prestam serviço na Guarda Nacional Republicana e que diariamente dão o melhor de si em prol das populações, saudação que é extensível a todos os sargentos das Forças Armadas.

De realçar ainda que hoje, na mesma cidade do Porto, estarão presentes milhares de profissionais da Guarda, de todas as categorias profissionais, entre os quais se contarão certamente muitos sargentos.

A APG/GNR, enquanto associação vertical, representativa de todas as categorias profissionais faz votos para que esta data fique na história ainda com mais motivos e que seja um dia de união, de solidariedade entre as classes profissionais e que seja precursora da conquista de direitos e da dignificação da nossa profissão.

A APG/GNR exorta à participação de todos os sargentos da Guarda para que participem nas acções de protesto em curso, com uma postura de união e solidariedade para com os seus camaradas, independentemente da sua categoria.

Lisboa, 31 de janeiro de 2024

A Direcção Nacional

Scroll to Top